sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ten colors.

Eu disse 10 cores, aí só tem 6, tenkara é muuuito mais colorida!
http://3.bp.blogspot.com

No Japão se costuma dizer entre os pescadores que "tenkara is ten colors", ou que tenkara tem 10 cores. Isso é uma referência as muitas correntes de pensamento, uso de
práticas, técnicas, equipamentos e iscas ligeiramente diferenciadas dentro da mesma modalidade. 

Ou seja, ninguém tem a mesma visão  e pesca com tenkara (ou qualquer outra modalidade),  da mesma forma ainda que frequentem os mesmos ambientes e pesquem as mesmas espécies.

Se isso é verdade lá onde as variações de peixes e ambientes de pesca são poucas, imagine como a modalidade pode evoluir por aqui num país continental onde  essa diversificação é muito maior.

É óbvio que adaptações vão acontecer. Como elas irão acontecer só o tempo dirá.

Pra mim o importante é manter uma atitude de mente aberta sem preciosismos fundamentalistas mas também sem apelar pra gambiarras.  A técnica original praticada no Japão (linha leve, isca leve) pode ser perfeitamente praticada aqui em rios e lagos onde existam peixes com uma dieta baseada em insetos.

Mas pra peixes predadores ou os onívoros (pacus e congêneres), algumas coisas tem que ser melhor adaptadas. Alguns de nossos peixes são bem mais fortes e podem exigir varas diferenciadas feitas com blanks mais potentes (keiryu) que os originais projetados pra tenkara.

Tem também a questão das iscas que aqui podem ser bem mais volumosas e vão exigir linhas mais pesadas pra serem apresentadas  de forma adequada.

Acredito (minha opinião apenas), que as varas tenkara ocidentais mais e mais ficarão com a ação próxima a de uma vara de fly. O primeiro exemplo disso veio da TFO que lançou no ano passado a primeira vara tenkara produzida por uma grande companhia  do fly tradicional  e o projeto se mostrou muito acertado pra realidade ocidental. 

O principal diferencial dela é a ponta mais rígida que nas tenkara japonesas e permite lançar
iscas mais volumosas, oferece melhor precisão no arremesso e ferradas mais fortes. Uma vara com a qual se pode praticar a pesca com ninfas lastreadas (czhec nymph) que é um estilo onde as tenkara originais não se saem muito bem.

Ainda é cedo pra saber se  as outras gigantes do fly (Orvis, Sage, Scott, St. Croix, etc) vão entrar na disputa deste novo mercado e, caso entrem, se vão seguir a  mesma fórmula da TFO.

Eu honestamente espero que entrem, quanto mais concorrência (e cores) tanto melhor. 

    TFO, a primeira gigante do fly a se render a tenkara, espero q não seja a única.
http://www.tenkarabum.com