terça-feira, 2 de abril de 2013

Pesca COM mosca!

Uma pergunta recorrente que vejo nos fóruns e blogs internet a fora é se a modalidade tenkara pode ser considerada pesca com mosca.

Pra mim, é sim!

Na minha visão o que da nome a modalidade não é o equipamento mas a isca que se usa no final da linha/líder/tippet/encastoado.
A isca define o estilo e a estratégia de pesca a serem usados.

Assim, na minha visão, se usamos uma equipamento de mosca (fly) pra arremessar uma minhoca de jardim estamos praticando pesca COM isca natural. Se usamos uma vara de spining (molinete) ou baitcasting (carretilha) com bóia de arremesso e uma isca artesanal atada sobre um anzol (mosca, fly) no final do líder estamos pescando COM mosca.

Do mesmo modo pode se comprar uma vara tenkara top de linha, Japonesa da Daiwa/Shimano/Nissin e usar uma minhoca como isca ( se você comprou, a vara é sua e usa a isca que quiser), estará praticando pesca COM isca natural.

Tenkara é muito além de um sistema (vara, linha, isca) uma técnica muito apurada que está associada ao uso de iscas artesanais atadas (ou vestidas se preferir) com pelos, penas e fibras sobre um anzol único (não valem garateias) conhecidas como Kebari (飛ぶ) que numa tradução literal significa "voar"  e corresponde ao fly (mosca) dos americanos.

Então, se o amigo acha o nome tenkara meio esquisitão pode simplesmente chamar de pesca com mosca. Se alguém questionar  a falta da carretilha ou da linha de pvc tão característicos do fly (mosca) ocidental diga apenas que é pesca com mosca a moda japonesa.

Em outros posts voltarei a este assunto. Por hora só queria deixar gravado minha opinião pessoal sobre o tema.
Abraço.

Kebaris atadas por Arnaldo Medeiros