segunda-feira, 15 de abril de 2013

Técnica, o mantra sagrado !



Quem tem 30 metros de linha mais uma centena de metros de backing pra arremessar a isca longe muitas vezes não se preocupa com os peixes que estão perto ainda que possa ser o troféu da sua via. O pescador quer saber de mandar a linha longe, ir buscar o  bendito peixe esteja ele onde estiver.

Ansioso pra fazer seu pincho ou seu cast, se aproxima da água sem maiores cuidados, pisando forte, as vezes entra nágua sem nem observar o que acontece nas imediações. Sei disso por que eu mesmo já o fiz muitas vezes só  pra perceber logo em seguida o "peixão" sair em disparada quase debaixo dos meus pés.

    Deste buraco aí saiu o baby tarpon da 2ª foto abaixo... (Vara custom by Jorge)


Espaço é algo que os japoneses sabem aproveitar como ninguém. Vivendo numa ilha montanhosa com terremotos constantes, muitas são as áreas impróprias pra moradia. Some a isso uma população de centenas de milhões de pessoas disputando espaço e se percebe que por lá cada cm² conta.

De certa forma essa valorização do espaço está também na tenkara.

Quando o pescador sabe que a distância que separa ele do peixe são apenas 6 ou 7 metros seu cérebro quase automaticamente traça uma logística de aproximação que outros pescadores, de bait ou fly,  muitas vezes ignoram.

Sabendo que cada cm conta, o "tenkareiro" chega com parcimônia  monta seu equipamento a uma distância que lhe permite observar o pesqueiro sem ser visto. Se percebe movimentação bem próximo da margem do lago ou rio ele faz um arremesso no qual apenas a ponta da linha, o tippet e  a isca caiam na água cobrindo  meros 1 ou 2 metros a partir da margem. 
Só depois de ter trabalhado aquele trecho minuciosamente ele, sempre observando em detalhe o que ocorre na água, avança mais um, dois ou três passos, faz novo arremesso e o trabalho recomeça.

Eu sei por experiência o quanto de peixes se pode tirar num pequeno trecho de água que a maioria das pessoas ignora. E as vezes é surpreendente o tamanho das capturas q se faz em pequenos poços onde muitos julgam nada ter.
Sem poder se utilizar de uma carretilha pra guardar centenas de metros de linha, o tenkareiro dá muito mais enfase a técnicas de aproximação e apresentação da isca e explora com mais afinco cada palmo de água. A maior qualidade técnica e maior valorização do espaço quase sempre se reflete na qualidade das capturas.

Tenkara é uma modalidade simples mas tem conceitos básicos que podem ser aplicados a outras modalidades.
Por isso eu sempre afirmo, sem medo de errar, que quem pesca com tenkara se torna um melhor pescador de fly ou bait por que aprende a valorizar o espaço e a aproximação/apresentação.

Sutileza na aproximação e na apresentação aliado a um trabalho minucioso de isca que visa cobrir cada cm de água é o mantra sagrado do tenkareiro.