quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fly fishing com linha fixa, origens.

Muitos novos adeptos da pesca com mosca  e mesmo de outras modalidades se espantam com a "novidade" chamada tenkara que, graças a um brasileiro de Curitiba radicado nos EUA, tem se espalhado pelo lado ocidental do planeta e virou discussão importante nos sites e fóruns de pesca. 

O que poucos imaginam é que este tipo de pesca não tem nada de novo e está na história de várias culturas inclusive na do Brasil. O mais detalhado livro sobre esta modalidade praticada com vara (sem carretilha ou molinete), linha de tamanho fixo e usando moscas artesanais atadas sobre anzol feito de arame afiado e temperado a fogo foi escrito em 1653 por Sir Isaac Walton e Charles Cotton, intitulado "The compleat angler". O equipamento usado pelo senhor Walton, a época chamado de "loop rod," é considerado o precursor do equipamento de mosca moderno.  A vara era feita de madeira (lancewood), a linha podia ser seda, crina de cavalo e outros materiais, o tippet de tripa de gato.

Sir Walton praticando a pesca com mosca. Qualquer semelhança com tenkara pode não ser mera coincidência!
Imagem: http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com

Além da Inglaterra, no Brasil, no Japão e na Itália ( e em outros países também),  sistemas de pesca com linha fixa  e anzóis decorados com penas e pelos também coexistiram e eram (em alguns casos ainda são), praticados de maneira similar. 
No Brasil essa pesca que era dos índios e conhecida como pindá-siricá praticamente extinguiu-se. Embora haja ainda há alguns poucos ribeirinhos que a praticam não há sinais de interesse em manter a cultura que aos poucos vai sendo substituída por outras práticas.

Na Inglaterra a técnica de Sir Walton foi totalmente abandonada e substituída pelo fly ocidental moderno.

Na Itália, mais especificamente na porção norte no vale do rio Sésia desenvolveu-se um técnica similar a de Sir Walton e se manteve uma tradição chamada pesca a valsesiana. Os diferenciais é que as varas são relativamente maiores e se usam 3 a 4 iscas no tippet. Essa técnica ficou reclusa a aldeias daquela região e é praticada hoje como era séculos atrás.

No Japão, muito apegado as tradições, a tenkara inicialmente desenvolvida por pescadores profissionais de truta que as pescavam em rios de montanha, aos poucos também foi sendo substituída (mas não esquecida),  por outros meios mais produtivos. Sobreviveu por que (dizem), caiu nas graças dos samurais que viam nela uma prática nobre. O mérito dos Japoneses está no fato de, além de não abandonarem a prática tradicional, aprimorarem os equipamentos e as técnicas usadas ao longo dos séculos.

É por este mérito que a modalidade de pesca com mosca usando linha fixa atualmente tem o nome tenkara.
Não tivessem os Japoneses mantido e aprimorado tal tradição, Daniel Galhardo, o brasileiro de Curitiba que falei no início do post, não a teria descoberto e trazido aos EUA onde tomou o merecido destaque que desfruta atualmente.