segunda-feira, 13 de maio de 2013

Kebari!

   Num dos posts anteriores explanei minha visão sobre o por que considero tenkara pesca com  mosca. Recapitulando: Pra mim o que da nome a modalidade é o tipo de isca atada na ponta da linha.
Se você usa carretilha de bait, vara de bait, boia de arremesso pra arremessar uma mosca (fly) você está pescando COM mosca usando equipamento de bait.

Kebari (mosca) ?  Não mesmo.
Use por sua conta e risco!
No entanto apesar de considerar estas experiências válidas tenho que fazer uma advertência; o melhor desempenho de um equipamento se dá quando usamos nele as iscas para o qual ele foi projetado.

Varas tenkara foram desenvolvidas com o propósito de
pescar usando moscas artesanais (fly), e embora existam alguns malucos fazendo todo tipo de experimento com estas varas usando  iscas as mais diversas (inclusive plugs). O melhor desempenho delas em relação a arremesso e apresentação sempre será usando moscas.
Ah, agora sim, Kebari, mais simples impossivel!

As iscas desenvolvidas pra tenkara no japão medieval são usadas até hoje e conhecidas com Kebari. São iscas extremamente simples, bonitas, e fáceis de atar. Pra o ambiente de riachos serranos e trutas de lá elas são quase imbatíveis na eficiência. 


No entanto aqui no Brasil temos muitos outros peixes além da truta e por isso não precisamos limitar nossas opções de moscas as kebari. Ainda que elas possam se mostrar eficientes pra alguns de nossos peixes como o lambarí, tilápia e similares, todas as outras iscas usadas na pesca com mosca ocidental (fly fishing), como Elk-hair-caddis e outras moscas secas, ninfas, streamers,  poppers, atractors e  terestrials, podem ser usadas desde que respeitando um certo tamanho de anzol que idealmente não ultrapasse o número #6. Embora eu saiba de algumas pessoas que usam anzóis até o tamanho #2 considero que estes anzóis grandes demais, principalmente em situação de vento, se tornam um transtorno pra arremessar.

Tenkara é uma modalidade versátil, não limite suas opções.

Então é isso, a opção de iscas é simples e você não precisa estudar japonês pra praticar tenkara. escolha as moscas ou kebaris de acordo com o hábito alimentar dos peixes que você pesca habitualmente. 

Use um anzol de tamanho razoável visando sempre a melhor apresentação e arremesso. 

lembre-se que tenkara é projetada pra peixes menores então use sempre tippet fino; melhor perder uma mosca do que quebrar o equipamento.

Boas pescarias.