quinta-feira, 16 de julho de 2015

TENKARA, A MOSCA POUCO IMPORTA!

Dr Ishigaki
"Tenkara, o tipo de mosca pouco importa"!

Essa declaração entre aspas é do Sensei Isao Ishigaki também conhecido como Dr. Ishigaki no mundo tenkara. Abaixo eu reproduzo, numa tradução livre, parte de um depoimento dele que acho relevante pra quem começa na modalidade. Eu particularmente (ainda) não sei se concordo com o que as muitas décadas de experiencia dele na modalidade afirmam... Mas sou obrigado a respeitar sua reputação...
Boa leitura e bom uso da informação.
---------------------------------------------------------


"Novatos da modalidade sofrem  na hora de escolher a "mosca certa"!

Falta a eles a convicção de que podem pegar um peixe com qualquer mosca.
É por isso que quando vêem outro pescador fazendo capturas com uma isca diferente da que usam logo se
iludem que aquela é melhor e assim ficam mudando de isca toda hora. 
No japão são chamados "kebari henreki" ou mosqueiro nômade!

Eu também já fui assim.
Mas quando se pesca com tenkara por bastante tempo se conclui que o tipo de mosca pouco importa.

A primeira razão pra isso é que peixes tem visão deficiente e não conseguem ver a mosca em detalhes.

A segunda razão é que como a correnteza dos rios é muito rápida pouco importa qual a aparência da mosca.
No entanto se a mosca tiver o "tamanho certo", pouco importa sua aparência, o peixe irá abocanha-la.
Se tive o "tamanho errado" o peixe irá "cuspi-la"!

A terceira razão é factual...Por exemplo... eu tenho centenas de amigos e todos usam moscas (kebari) diferentes e curiosamente todas são igualmente eficientes, eu e todos os meus amigos, usando moscas diferentes pegamos os mesmos peixes!

Então, se a mosca tiver o tamanho certo pouco importa seu formato ou tipo (pattern), ela vai pegar peixes.
Ishigaki kebari

Se você se preocupar demais com  "mosca certa/mosca errada" não será um pescador eficiente.


No momento que você realizar que a mosca de fato pouco importa sua pescaria vai melhorar.
NÃO É A MOSCA, É A TÉCNICA (apresentação), O CONHECIMENTO E A INTUIÇÃO PESSOAL DO LOCAL DE PESCA QUE REALMENTE FAZEM A DIFERENÇA! 
A mosca de fato é de pouca importância na tenkara."
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma atualização do meu entendimento sobre este assunto:
A mosca é uma escolha pessoal e vale usar qualquer uma que o pescador julgue eficiente... No entanto é um erro colocar todo foco na mosca e menosprezar a técnica, apresentação e principalmente  o  comportamento do peixe (ativo / inativo) pois no final das contas é ele que comanda a pescaria.