quarta-feira, 1 de julho de 2015

CAPITÃO GAY!

Este atado na verdade é uma das muitas variações da famosa isca Killer Bug criada por Frank Sawier há muitos anos atrás. O apelido dessa variante (criada por David Southall) foi meu amigo e colega tenkareiro Tuã Torres Sessa quem deu e eu achei muito mais apropriado do que SW_Killerbug que foi o 1º nome que dei a ela.
(SW = salt_water pois o anzol que uso nela é inox. Mas pode-se usar qualquer outro anzol de sua preferência).

O diferencial da variação do Mr. David Southal pra original é que ele usa chumbo no lugar de fio de cobre e recobre o chumbo com uma cama de fio rosa choque que finalmente é recoberto com lã sintética Shetland spindrif, cor Oyster (a original usava um fio chamado Chadwick que não fabrica mais).

Finalmente o diferencial da minha "capitão_gay" pra variação do Mr. Southall é que 1º, a dele não tem cauda. 2º,  ele usa o fio pink (rosa choque) apenas pra cama (under body), e finalização da mosca. 3º O corpo ele faz enrolando o fio de lão diretamente sobre a haste. JÁ eu, além do underbody e finalização, uso O fio de atado rosa pra aplicar  o dubbing (fio de lão desfiado) sobre a haste por que gosto do efeito mais "descabelado" da isca!

Vamos as fotos e o passo-a-passo... É mais fácil atar do que de falar!

1- Anzol na morsa, amasse a farpa, prenda o fio de atado na haste e coloque a cauda. Eu uso uma cauda bem curta (+- medatade do comprimento do anzol) feita com cerdas de material de brilho "wing n' flash"... Vc pode usar outro material da sua preferência.





2- Enrole o fio de chumbo na haste (5 ou 6 voltas) deixando um espaço atrás do olho do anzol para o acabamento.
Coloque uma gota de super_cola (cianoacrilato) no fio de chumbo pra que ele não gire.







3- Enrole o fio de atado por sobre o fio de chumbo envolvendo ele completamente (cama de fio) e volte com o fio pra parte de trás da isca próximo a cauda. Aplique uma camada fina de super_cola por sobre todo o fio rosa, este será o "underbody" da isca.





4- Comece aplicar o dubbing (cerdas do fio de lão desfiado enroladas no fio de atado rosa) sobre a haste. Se vc não tiver a lã que indiquei pode usar qualquer outra de cor clara (branca/bege/cinza/pelo de gato/cachorro, etc).





5- Vá aplicando o dubbing uniformemente até chegar ao olho do anzol. Finalize com um nó de sua preferência e aplique uma minúscula gota de cola ou head_cement no nó pra dar mais resistência.
Pronto!






6- Aqui uma imagem dela molhada pra se ter uma idéia melhor do efeito dela dentro d'água e do por que ela ser chamada capitão gay!
Materiais: Anzol inox #12 , fio de chumbo, fio de atado rosa (linha mágica), lã sintética desfiada (dubbing) super_cola.

Boas pescarias!