quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tenkara, quanto custa?

Importada ou  de fundo de quintal a diversão é garantida.
Semanalmente recebo pelo menos um e-mail de pessoas curiosas com a modalidade tenkara e as perguntas "onde comprar" e "quanto custa"  estão entre as campeãs...

No afã de se aprofundar na modalidade, muitas pessoas, além de comprar equipamento japonês da melhor qualidade, estudam Japonês e  viajam até o Japão pra pescar nos rios onde a modalidade tenkara nasceu...

Pensando nessas questões e sem poder viajar pro Japão, hoje acordei decidido a fazer uma experiência que já vinha matutando na minha cabeça há bastante tempo. Essa experiência visa responder, pelo menos em parte, a segunda das duas questões, quanto custa pescar com tenkara no Brasil?

Fui até a loja de pesca do meu bairro  e na seção das varas de pesca me agarrei com algumas varinhas de bambú. Depois de sacudir algumas no ar selecionei duas de 2 metros cada. Tirei do meu bolso um pedaço de linha Amnésia de 2.4 metros já cortada nesse tamanho de modo premeditado. Amarrei a linha na ponta da vara e ali mesmo, dentro da loja, ensaiei uns arremessos pra espanto dos balconistas. Finalmente me decidi por ficar com uma das duas selecionadas, paguei e fui embora pra casa terminar a "montagem" da vara.


Pescar na modalidade tenkara com uma vara de bambú de R$ 1,00, similar ao que os antigos pescadores das montanhas daquele país usavam e confeccionada por mim mesmo,  foi a maneira mais barata que achei de viajar ao Japão feudal sem sair do meu bairro.
Não há maneira melhor de entender o ofício de outra pessoa ou povo do que usando as mesmas técnicas e ferramentas que aqueles.

O processo de seleção da  vara.

Varas tenkara, mesmo as de bambú, se diferenciam das comuns por ter uma ação que lhes confere a capacidade de arremessar uma linha de forma que esta carregue a isca até o peixe. Para tanto você deve escolher uma vara que seja flexível sem ser molenga, que seja firme sem ser dura demais. Parece bem subjetivo e é mesmo. Mas com um poco de tentiva e erro acaba se encontrando a vara ideal.

O tamanho eu optei por 2 metros pois preciso de uma vara que caiba dentro do meu carro e como sabemos varas de bambú não são telescópicas.

Varas de bambú se quebram facilmente  mas também  não é nada traumático visto que o custo é bem baixo. Mas recomendo levar uma de reserva "just in case".

A montagem.
Depois de selecionada a vara basta prender a linha na ponta da mesma. Ate um pedaço de tippet a linha e a esta sua mosca. Pronto, acabou, simples assim.

O resultado.
O sangue é meu mesmo, fiz um pequeno corte nas cracas.
Em duas horas de pescaria peguei algumas sardinhas e perdi um robalinho que rompeu o tippet 6X . Não esperava que entrasse um robalinho numa isca pra sardinha por isso não usei empate (shock tippet).


Avaliação.
Esta é a pescaria com o melhor custo/benefício possível. Selecionar e montar a vara, fazer algumas capturas e partilhar com meus amigos e leitores é uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Eu não pretendo deixar de usar minha caríssimas varas importadas, na minha opinião elas são fruto de muito trabalho, estudo e tecnologia e valem cada centavo. E é perfeitamente natural e aceitável entrar no esporte invesrindo pouco, e a medida que nossa técnica e apreço pela modalidade evolui, compremos equipamento mais refinado.
Então, pra responder a questão levantada lá no início, essa experiência mostra que tenkara pode ser divertida e produtiva mesmo com equipamento barato. E vai custar tanto quanto você esteja disposto a gastar, basta não ter medo de ousar e experimentar.

Abraço.

Atualização 08_08_14
Fui ao mangue outro dia e conseguí capturar três pequenos robalos com a varinha de bambú. Fiz uma foto pra atualizar o post.