terça-feira, 20 de maio de 2014

Tenkara tunning!

   Algumas varas tenkara, principalmente no caso de modelos feitos pelo mesmo fabricante, tem partes que são, digamos, intercambiáveis. Isso permite ao pescador fazer combinações com partes de duas varas diferentes resultando num terceiro e quarto modelo.

O resultado pode ser algo surpreendente ou não. Pelo sim, pelo não,  resolvi experimentar com dois modelos que tenho aqui, as varas modelo Try 390 7:3 e Next 360 5:5.

No caso destas duas varas, as partes intercambiáveis são seções 1 e 2 que correspondem a ponta sólida (tip) e a seção subsequente. (Os fabricantes de varas tenkara contam os segmentos da ponteira pra baixo). 

A diferença é sutil mas existe e modifica a maneira como a vara arremessa.

No caso do modelo Try,  fabricada em 3 tamanhos (390, 360, 330) a ponteira é ligeiramente mais grossa e rígida do que no modelo Next 360.

O blank (corpo da vara) dos modelos try é mais rápido enquanto que no modelo Next é mais lento/suave.

Então, pra simplificar, temos uma linha de varas rápidas com ponteira mais grossa (Try) e outra de vara lenta/moderada com ponteira mais fina (Next).

Eu gosto muito da Next pela maneira como ela combate o peixe, por ser mais suave protege melhor o tippet e verga até o cabo numa briga com peixe de bom porte sem perder o controle. Uma sensação indescritível, só sabe que tem uma.

As varas como vem de fábrica são quase perfeitas mas as vezes o modelo Next sofre com o vento forte por justamente ser uma vara mais flexível e lenta. Se tiver que forçar o arremesso a combinação de blank lento com ponteira fina não consegue gerar boa velocidade de linha pra cortar o ar e apresentar a isca. O resultado é a linha caindo na água em voltas sobrepostas bem na sua frente.

O modelo Try é o top de linha do fabricante ( Tenkara Times ) . É uma vara que beira a perfeição, leve, rápida e suave ao mesmo tempo, os arremessos são precisos e fáceis de se fazer mesmo com vento.
No entanto descobri que intercambiando as duas seções da ponta com o modelo Next elas podem ficar ainda melhores. Bom, pelo menos pra minha situação de pesca ficaram.

O RESULTADO.

O modelo Next com a ponteira Try  manteve a mesma ação no blank (5:5) porém com a ponteira ligeiramente mais rápida consegue gerar maior velocidade de linha e por isso ficou bem mais versátil agora. Já não preciso mais me preocupar tanto com as ventanias quando saio pra pescar com ela.

As varas modelo Try agora com a ponteira mais fina e blank rápido não perderam a precisão e ganharam até uma certa suavidade no arremesso. Agora, além de precisas, são também mais delicadas.

De fato eu gostei tanto do resultado dessa mistura (Try 390+Next 360) que deixei as ponteiras trocadas em definitivo e ainda  adquiri junto ao fabricante o cabo (handle), da vara Try 360 no qual eu uso as mesmas seções da Try 390 (menos a 8ª seção) combinados com a ponteira da Next 360 tendo assim 3 combinações distintas (Try 390+Next 360, Try 360+ Try 390+Next 360 e Next 360 + Try 390)

Vale salientar que o que funciona pra mim não necessariamente atende outros pescadores em situações distintas de pesca mas quem quiser experimentar acredito que vai, no mínimo, agregar mais conhecimento a sua bagagem de pesca.

Boa pescaria a todos!